DANÇA

DANÇA

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Dança Clássica





História da dança clássica


O surgimento da dança clássica se deu por volta do século XV na Itália. Surgiu através de teatros populares na praça publica onde utilizavam apenas expressões faciais e corporais, a medida que o ballet foi mudado das praças para dentro de salões realizadas para membros da corte,teve que passar por mudança disciplinares.

Foram os maestros de dança que teve o papel de impor regras disciplinares ao ballet,daí foram surgindo os primeiros tratados impondo as novas concepções de acordo com a vontade dos senhores burgueses.


Surgiu o primeiro tratado escrito por Domenico de Piacenza introduzido a primeira classificação sistemática dos movimentos corporais. Dai foram surgindo outros tratados, ate em 1588 Thoinot Arbreu escrever o que é considerado o maior tratado, estabeleceu regras nas quais se fundamentariam as cinco posições do ballet.
Acontecimentos também impulsionaram o desenvolvimento do ballet, casamento Catarina de Médicis com o Rei Henrique II da França, em 1581 Médicis produziu o “Ballet Comique de la Reine-Ballet Cômico da Rainha” considera o primeiro ballet da historia. Na França o bale chega através de Marechal de Brissac,e que começa a importa da Itália maestros de dança,com a reina de Luiz IV o ballet ganha uma grande ascensão.Luiz IV, conhecido com Rei do Sol,trouxe importante mudanças para o ballet,fundou em 1681 a Academia Real de Ballet e Musica.

O ballet era visto através de altos balcões, camarotes.Onde o foco da dança era o plano horizontal ate que Jean Baptiste Lully que trabalhava na corte de Luiz IV.Lully foi responsável pela passagem da dança para os palcos onde o foco passou a ser o plano vertical,ela também responsável pela introdução de dançarinos profissionais em 1681,onde marca também o inicio da ascensão da figura feminina no ballet.


imagem de Lully




Outra grande personalidade ajudou no avanço do ballet ,foi Pirre Beauchamps foi quem elaborou as cinco posições dos pés, que se tornaram a base de todo aprendizado acadêmico do Ballet . Através da ascensão da mulher no ballet,ele passa por uma série de mudanças em relação ao
vestuário. Nomes como Maria Salle,
Marie Anne Cupis Camargo, são nomes de grandes mulheres que ajudaram a essa revolução vestuário feminina ocorresse,acontecimentos com a invenção da sapatilha de ponta,popularização do Tutu,mudaram também a estética do ballet.

Escolas de Ballet

Escola italiana

Na Itália onde nasceu o ballet continuo ate o século XIX produzindo grandes maestros de dança.A escola italiana exerceu uma grande influencia nas escolas Francesa, Dinamarquesa, Russa, Norte-americana e Cubana.Dois grandes nomes que representam bem a escola italiana são Carlos Blassis e Enrico Cecchetti. Carlos Blassis italiano natural de Nápoles, escreveu seu tratado em 1820 complementou em 1828 onde trouxe grandes modificações nas regras acadêmicas do ballet.Como conhecedor da anatomia que lhe ajudou a propor essas regras dando ênfase ao épaulement,introduziu barra como elemento auxiliar nos exercícios preliminares da aula,também teorizou sobre a sapatilha de ponta.Enrico Cecchetti um dos maiores mestres italianos de todos os tempos, valorizava os saltos e as baterias, herdou também a teoria didático-pedagógica de Carlo Blasis.Seus ensinamentos foram incorporados pelos grandes métodos de ensino da atualidade.Criou o Sistema Cecchetti método que utilizava muita força e virtuosidade em passos e giros difíceis,caracterizou a escola italiana.

Escola Francesa

O grande desenvolvimento do ballet Francês onde no século XVII suplanta o ballet Italiano e cria o mais antigo dos métodos por isso a predominância da língua francesa no ballet. Pirre Beauchamps elaborou as cinco posições dos pés e braços que são a base de todo aprendizado acadêmico do ballet.“Jean Georges Noverre escreveu em 1760 um livro denominado de” Lettres sur la Danse et sur le Ballet-Cartas sobre a Dança e sobre o ballet”,onde prescreveu regras para utilização do em “dehors” e exercícios próprios para o desenvolvimento da extensão e do alongamento das articulações e dos músculos.

Escola Russa

Já existiam dançarinos russos na corte de Luiz XIV, o país foi refugio temporário de um bom numero de bailarinos franceses e italianos. O ballet desenvolve nas bases do Sistema Vaganova.

Criado por AgrippineVaganova reúne a técnica francesa e inglesa com algumas modificações.Vaganova foi a primeira bailarina a perceber a importância de um programa de ensino.,seu livro “Princípios básicos do ballet clássico”e adotado no mundo inteiro,onde ela divide o ensino em diferentes níveis e introduziu um programa determinado a ser seguido por cada um deles.Esse programas de ensino funcionaram com ferramentas de guia para os professores.Vaganova dava muita ênfase da estabilidade como um dos elementos estruturais da dança clássica.

Escola Dinamarquesa

Influenciada pela escola francesa e italiana, teve origem através de Vincenzo Galeotti.Aluno de Noverre, Galeotti foi o fundador do ballet na Dinamarca seguindo uma linha mais progressiva da coreografia italiana.
O filho e aluno de Galeotti,Auguste Bournonvillesegui um estilo acadêmico francês.No Royal Danish Bournonville imprimiu sua própria personalidade.O estilo Bournonville foi preservado



Intacto ate hoje. Cristian Johannson aluno de Bournonville ,exerceu influencia no ballet do mundo todo no século XX.


Escola Inglensa


A mais divulgada no Brasil, o “ROYAL ACADEMY OF DANCE” ou método inglês elaborou uma técnica de forma que os alunos não se sentiam apressados em aprender,tendo um cuidado especial com as crianças e jovens bailarinos.



Escola Norte-americana

Desenvolvida pelo russo Georges Balanchine nos Estados Unidos, onde traduziu na dança o temperamento de um povo.com uma característica de velocidade na execução dos movimentos,Balanchine foi uma bailarino formado pelo método de Vaganova.

Escola Cubana


A escola cubana a mais recente, foi desenvolvida a parti da grande influencia dos russos,com uma metodologia inovadora. Suas aulas são bem expansivas e trabalham muito com alegros, batteries e giros. Bailarinos cubanos são conhecidos por sua agilidade e força.

Um comentário: